SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professoresA construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero  y  TREVISAN, Amarildo Luiz. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.395-414. ISSN 1981-416X.

Resumo Considerando que a interação entre a universidade e a Escola Básica é fundamental tanto à organização quanto à qualificação do sistema educacional, realizamos uma pesquisa qualitativa com 20 escolas municipais urbanas do município de Rio Grande (RS), com o objetivo de investigar e compreender a efetividade das atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão), no que se refere à promoção e ao fortalecimento das interações entre as instituições. Destacam-se as atividades vinculadas ao Pibid, ao Observatório da Educação, à extensão, aos estágios supervisionados e à pesquisa na graduação e na pós- -graduação. A partir das compreensões sobre essas atividades, buscamos discutir, balizadas nos propósitos habermasianos, as possibilidades de continuidade entre saberes pragmáticos e saberes epistemológicos, no sentido de um melhor desempenho da aprendizagem diante das reivindicações de melhoria da interação entre escola e universidade

Palabras clave : Aprendizagem Comunicativa; Universidade; Escola; Interação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )