SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LIMA, Emília Freitas de. A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.305-414. ISSN 1981-416X.

Resumo Este artigo problematiza a construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no Ensino Fundamental, em contraponto com a concepção de saberes docentes. Para tanto, analisa resultados de duas pesquisas, oriundas de teses de doutorado, ambas versando sobre práticas pedagógicas de docentes que se propunham a trabalhar na perspectiva inter/multicultural. Propõe que, para desenvolver os conteúdos escolares inter/multiculturalmente, não basta que o docente construa e acione saberes, entendidos na perspectiva racional; é preciso que tais saberes sejam conjugados com crenças e valores coerentes com esse tipo de atuação, o que requer uma autopercepção mais honesta por parte dos professores. Além disso, o artigo defende que a discussão dos saberes docentes muito se relaciona à dimensão ética - a ética do humano, do ser-mais -, na direção da universalização de mínimos éticos visando à preservação da dignidade humana. Finalmente, tece considerações a respeito das consequências de tais ideias para a formação de professores e para a formação de seus formadores.

Palabras clave : Inter/Multiculturalidade; Saberes Docentes; Formação de Professores; Currículo em Ação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )