SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentesFormação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: Referenciais das práticas de professores para a escola contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FELICIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.415-434. ISSN 1981-416X.

Resumo Este trabalho visa analisar a percepção dos licenciandos envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), referente ao desenvolvimento de tal programa como um espaço tempo para a formação docente. Zeichner (2010) estrutura o conceito de terceiro espaço, rejeitando as polaridades entre teoria e prática na formação de professores em prol da elaboração de espaços tempos que reúnam o conhecimento prático ao acadêmico de modos menos hierárquicos, tendo em vista a criação de novas oportunidades de aprendizagem para professores em formação inicial. A partir desse conceito, realizamos a análise qualitativa dos significados do PIBID, construídos pelos licenciandos bolsistas no triênio 2010-2012, a partir dos pressupostos metodológicos dos estudos das narrativas. Para tanto, estabelecemos como categorias as informações sobre relação teoria-prática, relação Universidade-Escola, realidade educacional e escolar, formação inicial e continuada da docência. Os resultados apontam para a necessidade de o PIBID, como política pública de formação inicial de professores, provocar ações nas políticas de carreira docente e nas políticas definidoras de condições do trabalho docente, uma vez que, para os licenciandos, apesar de o PIBID se constituir como um espaço tempo fundamental para consolidação de uma formação docente de qualidade, o Ensino Superior se configura o nível almejado por eles para o exercício da docência.

Palabras clave : Formação de Professores; Relação Teoria e Prática; Relação Universidade-Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )