SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professoresA consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Formação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: Referenciais das práticas de professores para a escola contemporânea. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.435-455. ISSN 1981-416X.

Resumo Este artigo analisa as mudanças das práticas de professores diante dos processos culturais gerados pelas programações das mídias digitais, que agenciam as identidades dos estudantes da escola contemporânea. Para tanto, contextualiza-se o cenário cultural atual, retomando as noções de sujeito, identidade/subjetividade e ética de Giroux, Costa, Hall e Bauman. Os processos das práticas docentes são discutidos com base na pesquisa de Hagemeyer sobre professores catalisadores, definidos como aqueles que compreendem os novos interesses e as necessidades dos estudantes e os agregam a suas práticas na escola atual. A percepção dos professores sobre as influências da cultura das mídias digitais nas motivações de crianças e jovens escolares os tem levado a modificar estratégias e atitudes para a construção de valores éticos em suas aulas, processos que serão identificados e analisados como contribuições às mudanças necessárias a essa formação. Propõe-se comparar as pesquisas realizadas de 2006 a 2008 com pesquisas similares mais recentes (2009-2012), as análises sobre as práticas e os depoimentos de professores catalisadores, diante da evolução das mídias digitais e o impacto sobre as mudanças de valores de crianças e jovens escolares. As disposições e práticas dos professores indicaram avanços e procedimentos voltados a atitudes éticas e de direitos humanos, além de revelar maior proximidade à cultura digital dos estudantes. Os pontos comuns entre os dois grupos levaram à identificação de referenciais sobre a formação de valores ético-sociais nas práticas pedagógicas, contribuindo com a formação docente inicial e continuada nessa perspectiva.

Palabras clave : Práticas Docentes Catalisadoras; Valores Éticos; Cultura das Mídias; Escola Contemporânea.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )