SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue42Formação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: Referenciais das práticas de professores para a escola contemporâneaDiferentes olhares sobre a docência: De qual professor estamos falando? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Fernanda Keila Marinho da; CRACEL, Viviane Lousada  and  COMPIANI, Maurício. A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.457-476. ISSN 1981-416X.

Resumo Este artigo relata e discute a importância e a consolidação de um grupo de estudos formado por professores da Educação Básica e acadêmicos em uma proposta de trabalho colaborativo. Partindo de enunciados produzidos pelos próprios professores e de registros obtidos com a participação em reuniões coletivas, o texto destaca a existência dos avanços reflexivos dos docentes e a dificuldade dos acadêmicos em lidar com entraves vividos pelos professores na experiência formativa. Essa análise baseia-se na perspectiva bakhtiniana acerca do enunciado, que pressupõe a interação social como forma de compreender os episódios citados neste trabalho. Conclui enfatizando a importância da consolidação do grupo para a construção de caminhos reflexivos da parte dos acadêmicos e professores e buscando um esclarecimento da compreensão de uma pesquisa colaborativa.

Keywords : Grupos de Aprendizagem; Pesquisa Colaborativa; Bakhtin.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )