SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Formação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: Referenciais das práticas de professores para a escola contemporâneaDiferentes olhares sobre a docência: De qual professor estamos falando? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Fernanda Keila Marinho da; CRACEL, Viviane Lousada  e  COMPIANI, Maurício. A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.457-476. ISSN 1981-416X.

Resumo Este artigo relata e discute a importância e a consolidação de um grupo de estudos formado por professores da Educação Básica e acadêmicos em uma proposta de trabalho colaborativo. Partindo de enunciados produzidos pelos próprios professores e de registros obtidos com a participação em reuniões coletivas, o texto destaca a existência dos avanços reflexivos dos docentes e a dificuldade dos acadêmicos em lidar com entraves vividos pelos professores na experiência formativa. Essa análise baseia-se na perspectiva bakhtiniana acerca do enunciado, que pressupõe a interação social como forma de compreender os episódios citados neste trabalho. Conclui enfatizando a importância da consolidação do grupo para a construção de caminhos reflexivos da parte dos acadêmicos e professores e buscando um esclarecimento da compreensão de uma pesquisa colaborativa.

Palavras-chave : Grupos de Aprendizagem; Pesquisa Colaborativa; Bakhtin.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )