SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Diferentes olhares sobre a docência: De qual professor estamos falando?Formação de professores: As diretrizes nacionais e o poder local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ENS, Romilda Teodora; EYNG, Ana Maria; GISI, Maria Lourdes  e  RIBAS, Marciele Stiegler. Evasão ou permanência na profissão: Políticas educacionais e representações sociais de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.501-523. ISSN 1981-416X.

Resumo Este trabalho considera as interferências das mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas na profissão docente, em especial, em relação à valorização do professor e sua permanência na profissão. A pesquisa tem como base as representações de professores do Ensino Fundamental II sobre continuar ou não na profissão, e, para isso, tomamos inicialmente o contexto da formação docente no Brasil, em relação à valorização e à profissionalização do professor, para subsidiar a análise das representações dos professores. Os resultados indicam que as representações sobre a profissão relacionadas à não permanência decorrem de problemas como: desvalorização, baixos salários, dificuldades em relação ao comportamento dos alunos e falta de condições de trabalho para o exercício da profissão, em razão do pouco investimento na educação. Tais questões podem ser motivo da diminuição da procura pela docência na Educação Básica e da grande evasão dos cursos de licenciatura. Os professores que pretendem continuar na profissão revelam razões atreladas a aspectos afetivos, sem uma análise crítica dos aspectos políticos e da falta de condições objetivas de trabalho.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Valorização do Professor; Profissionalização Docente; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )