SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue43Global learning based on the scientific method in a classroom for five year oldsThe child, children's cultures and the broad sense of 'playing' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KUHLMANN JR, Moysés  and  FERNANDES, Fabiana Silva. Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.693-716. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS03.

O artigo analisa o Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio, da Secretaria de Educação e Cultura do município de São Paulo, publicado no período de 1947 a 1957, como instrumento para a formação dos educadores para o Parque Infantil, instituição extraescolar que atendia crianças de 3 a 12 anos de idade. A perspectiva teórica adotada vai ao encontro de entendimento da cultura escolar como entidade autônoma, compreendendo o fenômeno educacional como um elemento constitutivo das relações sociais e o Boletim Interno como um produto cultural que manifesta essas relações e envolve membros da Divisão, educadores e funcionários. Verifica-se que o periódico buscou imprimir uma diretriz educativa no conjunto de instituições e que a formação dos educadores ocorria por meio da organização de procedimentos profissionais, da publicação de textos de caráter teórico e da divulgação de propostas de atividade, as quais orientavam a programação das instituições. Analisa-se que o Parque Infantil não era uma instituição estranha ao fazer escolar, configurando uma proposta curricular que fazia uma versão seletiva do conhecimento e da cultura a ser transmitida, inspirando-se em modelos pedagógicos utilizados em jardins de infância e escolas primárias. A condição social do público infantil, proveniente de famílias de trabalhadores pobres e imigrantes, com lares marcados por situações adversas, foi uma das dimensões que também orientou o atendimento, além das expectativas com relação à formação do profissional e ao destino dessas crianças, como trabalhadores e pais de família.

Keywords : História da Educação; Cultura; Infância; Periódicos; Parque Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )