SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeiraCidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PORTILHO, Evelise Maria Labatut  e  TOSATTO, Carla Cristina. A criança e o brincar como experiência de cultura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.737-758. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS05.

Este artigo se propõe a dar visibilidade à criança, destacando o brincar como experiencia de cultura. A partir de um programa de formação continuada em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba, PR - Brasil, com 32 professoras, diálogos com diferentes autores se fizeram presentes, entre eles: Sarmento (2004, 2005, 2011), Nascimento (2011) e Corsaro (2009). Os instrumentos de pesquisa selecionados foram as entrevistas semiestruturadas e as observações do ambiente educativo. Das unidades de significação construídas para a pesquisa, foi dado destaque à criança como um ser que brinca. É possível inferir que a concepção de que a criança "aprende brincando" está impregnada nos discursos docentes, mas a forma como as professoras concebem a brincadeira ainda está longe da ideia do brincar como uma atividade social e cultural, bem como da imagen da criança produtora de identidade, conhecimento e cultura. Outra ideia revelada é que a brincadeira, para poder se fazer presente na escola, precisa ter sempre uma intenção didática, isto é, o brincar revestido de aula e sem a participação criativa, inventiva e transformadora das crianças. Um brincar que não se abre para a manifestação das culturas da infância. O grande desafio parece ser a transformação dos olhares, tanto das professoras em relação a si mesmas quanto dos olhares delas para as crianças. Para tanto, espaços mútuos de autoria precisam ser promovidos, contribuindo para que novos lugares sejam construídos, tanto para as crianças quanto para as professoras.

Palavras-chave : Criança; Brincar; Cultura; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )