SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criançaO desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CORREA, Rosa Lydia Teixeira  e  CASTILHOS, Gladiomar Saade de. A Literatura Infantil como disciplina na formação de professores e na cultura escolar - 1940-1950. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.781-803. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS07.

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que versou sobre a Literatura Infantil e sua introdução como disciplina em currículo de curso destinado à formação de profesores na Escola Normal na cidade de São Paulo. Trata-se de uma abordagem de modo particular situada no âmbito da História das Disciplinas Escolares (CHERVEL, 1990) e, de modo geral, no campo da História da Educação. Nela procurou-se compreender o processo pelo qual os saberes comuns da literatura infantil tornam-se saberes disciplinares, ao se constituírem num corpus disciplinar com finalidade específica: educar moral e civicamente a infância tendo como base saberes veiculados nesse tipo de literatura. Como disciplina, ela foi instituída no Brasil no ano de 1947, em São Paulo, pelo Decreto Estadual n. 1.7698/47, que, entre outras determinações, inseriu-a no currículo da Escola Normal, adentrando, assim, a cultura escolar. Desse modo, e como consequência da formação de professores, ela tomaria assento na Escola Primária por meio de manuais, revistas pedagógicas e livros. Há indicadores de que manuais, por exemplo, foram usados tanto naquele curso Normal destinado à formação de professores Primários quanto em salas de aula para a leitura de crianças na Escola Primária. Assim, quer em verso ou em prosa, pretendia-se, tudo leva a crer, educar a infância segundo preceitos considerados, à época, social e culturalmente válidos. É nessa perspectiva que abordamos a Literatura Infantil neste artigo.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Disciplina Escolar; Cultura Escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )