SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue43The development of the historical thought in Primary Education: possibilities of using family filesAmong laws, decrees and rulings... school inclusion in the neoliberal game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LIMA, Márcia Regina Canhoto de  and  LIMA, José Milton de. As culturas da infância no trabalho docente da Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.821-840. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS09.

Este artigo retrata resultados de uma pesquisa sobre as culturas da infância desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil. Teve como objetivo central investigar como são trabalhados os quatro eixos das culturas infantis: interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração. A metodologia, de natureza qualitativa, caracterizou-se como pesquisaação. Quanto aos resultados alcançados, destacamos a própria metodologia, que exigiu a participação dos sujeitos da instituição parceira, a atuação da equipe universitária no contexto investigado e a busca de transformação da realidade. Tais requisitos ampliaram as exigências de comprometimento, respeito mútuo, trabalho coletivo e tolerância entre os atores sociais de distintas instituições. As situações de estudos, discussão e intervenção geraram embates entre concepções e indicaram olhares diferentes para a criança e para a prática educativa. Ressaltamos, também, as influências no trabalho pedagógico, pois foi constatado que as educadoras ampliaram e atualizaram suas concepções, principalmente no que se refere à educação para a infância e à importância das atividades lúdicas como um eixo das culturas da infância. No diagnóstico, verificamos que cobravam comportamentos muito rígidos, os quais se transformavam em empecilhos para as atividades peculiares das crianças. A ampliação da compreensão sobre o tema fez com que as educadoras relacionassem os quatro eixos das culturas da infância entre si e percebessem a necessidade de sua atuação como mediadoras e responsáveis por condições que garantam às crianças a participação, como protagonistas, e o direito a uma educação que respeite as especificidades infantis.

Keywords : Educação Infantil; Culturas da Infância; Formação Continuada..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )