SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43As culturas da infância no trabalho docente da Educação InfantilFormação continuada de professores: da parceria entre universidade e escola ao protagonismo e reconhecimento do trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Gisele Ruiz  y  HENNING, Paula Corrêa. Entre leis, decretos e resoluções...a inclusão escolar no jogo neoliberal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.843-864. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO01.

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos textos dos documentos legais que tratam da inclusão escolar, mapeando as enunciações que tornam potentes os modos de constituir os sujeitos da inclusão. Para isso, é tomado como corpus empírico a legislação que normatiza a inclusão escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Assumimos para esta tarefa a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando com os conceitos de poder, norma, normalização, inclusão/exclusão e lógica (neo)liberal. Nessa corrente, discutimos também os conceitos de identidade e diferença. As análises realizadas apontam a inclusão como um imperativo da governamentalidade neoliberal, que visa à manutenção do maior número de individuos nas redes do mercado.

Palabras clave : Governamentalidade; Políticas de Inclusão Escolar; Estudos Foucaultianos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )