SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue43Continuous teacher training: the partnership between university and school to leadership and the recognition of teaching workLiteracy and scriptures: the teachers in the context of the symbolic in practices of teaching training and professionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NETO, Samuel de Souza  and  SILVA, Vandeí Pinto da. Prática como Componente Curricular: questões e reflexões. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.889-909. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO03.

A presente reflexão é motivada pelas dificuldades postas aos cursos de licenciatura para interpretarem o significado da Prática como Componente Curricular (PCC), dificuldades essas expressas nas diferentes formas de sua implementação. O objetivo é contribuir com a construção de uma concepção de PCC integrada ao projeto político-pedagógico do curso e que colabore com o aprimoramento da formação do professor, de modo a superar ajustes curriculares formais nos quais a PCC serve apenas como mecanismo facilitador do cumprimento da carga horária mínima do curso. O ponto de partida é a análise de modelos de PCC vigentes numa universidade pública, seus avanços e desafios. Em seguida, são discutidas as ambiguidades das diretrizes legais acerca do conceito de prática presentes nas formulações "Prática de ensino e estágio supervisionado", "Estágio" e "PCC". O lugar da PCC no currículo também é problematizado: trata-se de resgatar a prática como referência da formação, de superar a indistinção entre PCC e Estágio e as dicotomias existentes entre disciplinas de formação específica e pedagógicas. Por fim, com base em pressupostos teóricos que articulam teoria e prática, são propostos projetos integradores por meio dos quais a PCC pode contribuir para a organicidade do curso, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo, a ampliação da formação para além da sala de aula e para a formação de professores mais bem preparados ao enfrentamento dos desafios atuais.

Keywords : Prática como Componente Curricular; Currículo; Formação Docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )