SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43Formação continuada de professores: da parceria entre universidade e escola ao protagonismo e reconhecimento do trabalho docenteLetramento e escrituras: as professoras no contexto do simbólico das práticas de formação e profissionalização docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NETO, Samuel de Souza  y  SILVA, Vandeí Pinto da. Prática como Componente Curricular: questões e reflexões. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.889-909. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO03.

A presente reflexão é motivada pelas dificuldades postas aos cursos de licenciatura para interpretarem o significado da Prática como Componente Curricular (PCC), dificuldades essas expressas nas diferentes formas de sua implementação. O objetivo é contribuir com a construção de uma concepção de PCC integrada ao projeto político-pedagógico do curso e que colabore com o aprimoramento da formação do professor, de modo a superar ajustes curriculares formais nos quais a PCC serve apenas como mecanismo facilitador do cumprimento da carga horária mínima do curso. O ponto de partida é a análise de modelos de PCC vigentes numa universidade pública, seus avanços e desafios. Em seguida, são discutidas as ambiguidades das diretrizes legais acerca do conceito de prática presentes nas formulações "Prática de ensino e estágio supervisionado", "Estágio" e "PCC". O lugar da PCC no currículo também é problematizado: trata-se de resgatar a prática como referência da formação, de superar a indistinção entre PCC e Estágio e as dicotomias existentes entre disciplinas de formação específica e pedagógicas. Por fim, com base em pressupostos teóricos que articulam teoria e prática, são propostos projetos integradores por meio dos quais a PCC pode contribuir para a organicidade do curso, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo, a ampliação da formação para além da sala de aula e para a formação de professores mais bem preparados ao enfrentamento dos desafios atuais.

Palabras clave : Prática como Componente Curricular; Currículo; Formação Docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )