SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue43Practice as a Curriculum Component: questions and reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALMEIDA, Jane Soares de  and  SILVA, Vandeí Pinto da. Letramento e escrituras: as professoras no contexto do simbólico das práticas de formação e profissionalização docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.911-937. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO04.

O artigo procede a uma análise acerca da simbolização da imagem feminina no imaginário social no tocante à carreira docente, com base nas práticas de formação, profissionalização docente e coeducação dos sexos, numa perspectiva histórica. A educação feminina, desde o Brasil Colonial, sempre foi permeada de expectativas quanto à domesticidade como papel principal a ser desempenhado pelas mulheres. A abertura das posibilidades de exercício de uma profissão remunerada que se harmonizasse com esse papel fez com que o magistério de crianças fosse, desde o princípio, a orientação vocacional das mulheres na educação. Atualmente, esse panorama se ampliou e novas perspectivas profissionais foram abertas ao sexo feminino, embora ainda não se tenha atingido patamares igualitários em comparação ao sexo oposto.

Keywords : Mulheres; Educação; Profissão Docente; Coeducação; Igualdade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )