SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Quelle évaluation pour quelle politique de formation continue en Suisse ?Avaliação da educação superior: limites e possibilidades do Núcleo Docente Estruturante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOUSA, Sandra Zákia et al. Uso de dados de avaliações externas por redes municipais de educação paulistas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.37-60. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS02.

Este artigo apresenta resultados de estudo que teve como propósito explorar eventuais usos de resultados de avaliações externas para a gestão da escola básica, em cinco redes municipais de educação no estado de São Paulo. A pesquisa apresentava o propósito de identificar e analisar a visão de coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental sobre possíveis usos dos resultados das avaliações externas no trabalho pedagógico, especialmente na coordenação pedagógica e na atuação dos professores das escolas sob sua coordenação. As opiniões dos coordenadores foram coletadas por meio de questões elaboradas em escala Likert, com informações sobre seu perfil de formação, trajetória profissional e usos dos resultados das avaliações. Os resultados revelam crescente valorização das avaliações externas no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas redes municipais de ensino estudadas.

Palavras-chave : Gestão da Educação Municipal; Avaliações Externas; Coordenação Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )