SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Evaluación de la educación superior: límites y posibilidades del Núcleo Docente EstructuranteLas políticas de evaluación educativa y la formación continua de los docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros  y  ROTHEN, José Carlos. A avaliação externa das escolas e a formação continuada de professores: o caso paulista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.89-110. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS04.

Este artigo tem como objetivo discutir o impacto do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e do Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo (IDESP) na formação continuada de professores. Este artigo é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado que investigou como os resultados da avaliação externa são trabalhados em duas escolas com desempenhos antagônicos no IDESP: uma com resultado crescente, e outra, decrescente. No estudo de caso, foram adotados como procedimentos metodológicos a análise documental, a observação das reuniões pedagógicas das escolas, um questionário destinado aos professores e diretores e entrevistas com os supervisores de ensino. Concluiu-se que o modelo de formação continuada realizado a partir dos resultados das provas visa ao treinamento dos professores. Esse tipo de formação é elaborado pela Secretaria de Educação, que reduz a formação continuada à preparação dos professores para treinarem os alunos a realizar as provas aplicadas pelo Estado; a escola não tem autonomia para trabalhar os resultados das avaliações externas, nem o hábito de indagar suas razões e causas. Os resultados nas avaliações são analisados e vistos como metas a serem atingidas sem que seja promovido o diálogo entre as avaliações externas e internas.

Palabras clave : Formação de Professores; Avaliação da Educação; SARESP.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )