SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44La evaluación externa de las escuelas y la formación continuada de profesores: el caso paulistaPlan de estudios y evaluación: dos caras de la misma moneda en la garantía del derecho a la educación de calidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VIEGAS, Elis Regina dos Santos  y  SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Políticas de avaliação educacional e formação continuada de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.111-131. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS05.

Este texto visa contribuir para a análise da política de formação continuada de professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando apontar sua relação com o caráter indutor das políticas de avaliação. Toma-se como lócus o município de Dourados (MS), onde foram realizadas entrevistas com gestores de cinco escolas públicas da rede municipal de ensino, bem como com gestores municipais responsáveis pela implementação de políticas de formação continuada de professores, no intuito de identificar suas impressões acerca da política de formação continuada desenvolvida pela rede municipal de ensino. As considerações feitas pelos gestores indicam um fortalecimento da relação formação/avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem recursos materiais e financeiros, mas que, ao mesmo tempo, estabelecem mecanismo de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, conclui-se que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos.

Palabras clave : Política e Avaliação Educacional; Formação Continuada; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )