SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue44Curriculum and evaluation: two sides of the same coin in guaranteeing the right to education with social qualityAccess policies to higher education: why assess? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MINATEL, Magaly Quintana Pouzo; SANTOS, Sandra Mara Castro dos  and  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Avaliação dos professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.157-172. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS07.

Este estudo teve como objetivo analisar a proposta de avaliação de professores presente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação docente criado pelo Ministério da Educação no início de 2013. O referencial de análise utilizado foi o de que a avaliação deve estar inserida em um processo de formação docente continuada, ou seja, reflexão na ação. Foram explorados documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação, bem como materiais elaborados por universidades parceiras e ofertados para a formação continuada dos professores, buscando descrever como se processa a avaliação dos professores no âmbito do Programa. Os resultados do estudo sugerem fragilidades na articulação entre União, Estados, Municípios, Instituições de Ensino Superior e os docentes no que se refere às discussões sobre alfabetização e letramento. Além disso, evidenciam que é prematuro prever qualquer relação entre a avaliação dos professores realizada pelo Pacto e a avaliação do desempenho dos alunos ao final do ciclo de alfabetização. Conclui-se que é necessário incorporar uma concepção mais abrangente de avaliação, de forma a legitimar a continuidade da formação docente no pleno exercício da práxis pedagógica.

Keywords : Avaliação de Professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação Continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )