SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Políticas de acesso à educação superior: por que avaliar?Os usos dos tempos no cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DOTTA, Leanete Thomas  e  LOPES, Amélia. Climas de formação: construção de um quadro conceitual adequado ao estudo da formação de profissionais na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.197-221. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AO01.

As fortes mudanças que têm ocorrido em relação à educação superior - nomeadamente a insistência na relevância social da formação para a atividade profissional e o emprego - têm resultado numa maior importância dada aos ambientes de formação. A ideia orientadora é a de que a aprendizagem efetiva depende também de um conjunto de oportunidades de aprendizagem que vão para além do que o professor possa fornecer aos estudantes numa aula. As denominações adotadas e os conceitos utilizados para o estudo desses ambientes são diversos - "clima organizacional", "cultura organizacional", "clima de escola", "cultura espistêmica", "paisagem do conhecimento profissional", entre outros - e captam, cada um à sua maneira, aspectos parciais do campo em estudo. Tomando como ponto de partida uma revisão de literatura sobre os referidos conceitos e o estabelecimento de relações entre eles, pretende-se apresentar um quadro teórico-conceitual que denominamos "Climas de formação profissional", que tem o potencial de fornecer elementos para uma análise sistêmico-ecológica das complexidades inerentes aos processos formativos de profissionais na educação superior, independente da área de formação.

Palavras-chave : Climas de Formação de Profissional; Educação Superior; Clima e Cultura Organizacional; Cultura Epistêmica; Paisagens do Conhecimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )