SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Precarização do trabalho: a funcionalidade da educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Francismara Neves de  e  TOSCANO, Carlos. Significados produzidos por professores e alunos envolvidos no programa Salas de Apoio à Aprendizagem no estado do Paraná. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.267-291. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AC04.

Este artigo analisa as significações de ensinar e de aprender produzidas por professores e alunos de salas de apoio à aprendizagem em duas escolas estaduais em Londrina (PR). De caráter qualitativo, adotando a modalidade descritiva-interpretativa, a pesquisa apoiou-se nos estudos de Ezpeleta e Rockwell (1986), Moysés e Collares (1992), Lahire (1997) e Aquino (1997, 1998), com o objetivo de compreender o trabalho desenvolvido nesses espaços de atuação. As perguntas de pesquisa foram: quais as significações de alunos e professores a respeito do aprender e das dificuldades de aprender? Como a sala de apoio à aprendizagem é significada? Que significações estão presentes nos documentos norteadores do programa Salas de Apoio à Aprendizagem? Para sua realização, adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação e entrevista. Dentre os resultados obtidos destacamos: 1) a existência do programa Salas de Apoio à Aprendizagem sinaliza o reconhecimento do problema do não aprender como algo sistêmico, entretanto, suas ações são concentradas na oferta de salas de apoio somente para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cujas aulas são, via de regra, percebidas pelos alunos como idênticas às que tiveram na sala regular e não compreenderam; 2) a busca de certa culpabilização dos sujeitos pelo não aprender é muito presente e, a depender do lugar ocupado nas relações, a culpa pode recair sobre o professor, sobre o aluno e/ou sobre sua família.

Palavras-chave : Educação; Cotidiano Escolar; Ensinar e Aprender; Significações de Professores e Alunos; Sala de Apoio à Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )