SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Mídia social em contexto de hibridismo e multimodalidade: o percurso da experiência na formação de mestres e doutores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MOREIRA, José António  e  MONTEIRO, Angélica Maria Reis. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.379-397. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01.

A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma "nova" didática para a docência na web social, que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia que permita planear, conceber e utilizar ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo analisa a questão da formação de professores para a docência na web social, apresentando algumas ferramentas de colaboração e partilha da Web 2.0. Finalizamos este texto destacando que ensinar e aprender nessa escola digital aberta, recorrendo a ferramentas da Web 2.0, é, sem dúvida, um desafio aliciante, mas, ao mesmo tempo, muito exigente. Aliciante, porque a grande diversidade de tecnologias digitais, cada vez mais interativas, permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos; e exigente, porque implica o reforço permanente das competências dos professores na área das tecnologias.

Palavras-chave : Formação de Professores; Web 2.0; Tecnologias Digitais; Aprendizagem Colaborativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )