SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Mídia social em contexto de hibridismo e multimodalidade: o percurso da experiência na formação de mestres e doutoresPrática pedagógica numa visão complexa na educação presencial e a distância: os 'REAS' como recurso para pesquisar, ensinar e aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.423-441. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03.

Este artigo trata da necessidade urgente de planejamento e implantação de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Considera a importância educacional e social estratégica da formação de bons professores para a Educação Básica, e a necessidade de rever a formação e atuação de professores do Ensino Superior - sobretudo os que atuam em cursos de licenciaturas e de magistério - para adequá-los a novas propostas de formação. Reflete sobre a formação do docente universitário para o uso de redes sociais como possibilidade de maior intercomunicação entre professores e alunos. Discute a ampliação os usos dessas redes para formações transdisciplinares nas universidades: formando redes de professores; integrando participantes de cursos presenciais e a distância e ampliando o círculo de atuação das universidades por meio de redes que alcancem diversos outros segmentos da sociedade.

Palavras-chave : Universidade de São Paulo; São Paulo; SP; Brasil; Formação de Professores; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação; Formação do Professor Universitário; Redes Sociais; Intercomunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )