SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensinoO mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TORRES, Patrícia Lupion; BEHRENS, Marilda Aparecida  e  MATOS, Elizete Moreira. Prática pedagógica numa visão complexa na educação presencial e a distância: os 'REAS' como recurso para pesquisar, ensinar e aprender. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.443-471. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS04.

Este artigo apresenta o relato das atividades desenvolvidas em pesquisa realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de 2013 a 2014, como parte das atividades do grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem (PRAPETEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. O grupo PRAPETEC optou por uma metodologia participante, em parceria com grupos de pesquisa que tinham como objeto de discussão os Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento da pesquisa decorreu de uma parceria com a Open Research Community of Collaborative Open Learning, sob a coordenação da Dra. Alexandra Okada, denominado The OpenScout Project - Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Co-learning and Professional Development. Suas ações objetivaram a coinvestigação por meio da produção de uma obra em formato e conteúdo REA. A pergunta problematizadora que deu origem a essa produção coletiva foi assim enunciada: Como nós, pesquisadores acadêmicos, podemos tornar o nosso trabalho mais acessível e reutilizável para qualquer leitor interessado em se tornar coautor? Este artigo relata a participação da PUCPR no projeto Europeu Portal OpenScout Tool-Library, contribuindo com a investigação sobre "Construção coletiva do conhecimento: desafios da cocriação no paradigma da complexidade" realizando as atividades no grupo de pesquisa PRAPETEC. Este grupo além de desenvolver o REA discutiu a evolução das tecnologias de informação e comunicação no século XXI, mais especialmente, as mudanças da ciência e da educação frente às exigências do paradigma da complexidade, que exige uma nova visão de homem, de sociedade e de mundo.

Palavras-chave : Recursos Educacionais Abertos; Tecnologias de Informação e Comunicação; Complexidade; Cocriação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )