SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue45Educational practice in a complex vision in face-to-face and distance education: the 'OER' as search feature, teaching and learningPractices and pathways of Basic Education teachers with authorship and collaborative actions in social networks Prácticas y caminhos de los professores de la author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Ariane Franco Lopes da. O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.473-492. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05.

Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.

Keywords : Identidade Docente; Gestão Escolar; Representações Sociais; Linguagem Verbal e Visual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )