SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Práctica educativa en una visión complejo en educación regular y a distancia: los 'REAS' como buscar función, la enseñanza y aprenderEducación Básica con acciones de autoría y colaboración en las redes sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Ariane Franco Lopes da. O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.473-492. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05.

Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.

Palabras clave : Identidade Docente; Gestão Escolar; Representações Sociais; Linguagem Verbal e Visual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )