SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Prática pedagógica numa visão complexa na educação presencial e a distância: os 'REAS' como recurso para pesquisar, ensinar e aprenderPráticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Ariane Franco Lopes da. O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.473-492. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05.

Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.

Palavras-chave : Identidade Docente; Gestão Escolar; Representações Sociais; Linguagem Verbal e Visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )