SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45El mundo virtual y la identidad profesional: implicaciones para la formación de profesoresLa autoría en red: una práctica pedagógica emergente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes  y  ALVES, Thelma Panerai. Práticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.493-514. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS06.

Este artigo faz parte de uma pesquisa financiada pelo CNPq por meio da chamada pública do edital Universal (seleção 2013) e trata da capacidade do professor para construir e consolidar uma cultura digital efetiva. Para isso, decidimos investigar as práticas e os percursos dos professores da rede pública (Educação Básica) que se destacam com o uso de blogs, na perspectiva da autoria e da colaboração em rede. A fundamentação teórica deste estudo está baseada em autores como Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, entre outros, que tratam do tema da cultura digital. A metodologia de nossa pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos estudos culturais. Os resultados mostram que a maioria dos professores blogueiros estudados são autores de seus próprios textos, embora eles ainda encontrem algumas dificuldades de ampliar seu público leitor e de estabelecer comunicação e colaboração com novos leitores. Isso não invalida, entretanto, suas ações efetivas de autoria e colaboração em rede.

Palabras clave : Cultura Digital; Blogs; Autoria; Colaboração; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )