SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Educación Básica con acciones de autoría y colaboración en las redes socialesFormación de profesores en la perspectiva transdisciplinar: interacción dialógico-problematizadora mediada por tecnologías educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTOS, Edméa; PONTE, Felipe Silva  y  ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. Autoria em rede: uma prática pedagógica emergente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.515-536. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS07.

Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.

Palabras clave : Autoria; Enunciação; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )