SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Práticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociaisFormação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Edméa; PONTE, Felipe Silva  e  ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. Autoria em rede: uma prática pedagógica emergente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.515-536. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS07.

Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.

Palavras-chave : Autoria; Enunciação; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )