SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Autoria em rede: uma prática pedagógica emergenteA formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales  e  SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Formação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.537-556. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS08.

A integração das tecnologias em rede pode potencializar interação dialógico-problematizadora entre sujeitos que, ao formarem redes sociais (redes de atores) na perspectiva da colaboração, transcendem-se a autores e coautores de sua própria aprendizagem. Diante disso, nossa preocupação temática, neste estudo, centrou-se na potencialização de práticas didáticas colaborativas na formação de professores, visando à superação da fragmentação de saberes. Nessa perspectiva transdisciplinar, desenvolvemos uma pesquisa-ação justamente para viabilizarmos, na formação de professores, a produção colaborativa, pautada na articulação entre os conhecimentos oriundas de diferentes áreas do saber, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento de REA possibilita planejamento didático sob a ótica da transdisciplinaridade, tendo em vista que acopla diferentes visões de mundo e pluralidade de concepções pedagógicas. Em consonância com isso, os resultados de nossa pesquisa-ação apontam que o compartilhamento de saberes em rede rompe com a linearidade e fragmentação do ensino na formação de professores. Essa afirmativa nos permite concluir que o princípio de abertura direcionador dos REA potencializa a coautoria em rede, enriquecendo as produções didáticas por meio da integração de múltiplos saberes conectados.

Palavras-chave : Formação de Professores; Recursos Educacionais Abertos; Transdisciplinaridade; Tecnologia Educacional; Educação Dialógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )