SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue45Teacher training in the context of technological digital hybridity: the process of autonomyChanges in the labor market of university in Latin America: the pulses at the start of fixing minimum wage professional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARTINS FILHO, Vilson; GERGES, Nina Rosa Cruz  and  FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Design thinking, cognição e educação no século XXI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.579-596. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.A001.

O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Conhecimento; Educação no Século XXI; Design Thinking.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )