SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45La formación docente en el contexto de la hibridez digital tecnológica: el proceso de autonomíaTransformaciones en el mercado de trabajo de universitarios en América Latina: los impulsos al inicio de la fijación de salario mínimo profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARTINS FILHO, Vilson; GERGES, Nina Rosa Cruz  y  FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Design thinking, cognição e educação no século XXI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.579-596. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.A001.

O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Conhecimento; Educação no Século XXI; Design Thinking.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )