SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digitalAs mudanças no mercado de trabalho de universitários na América Latina: os impulsos para início da fixação do salário mínimo profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTINS FILHO, Vilson; GERGES, Nina Rosa Cruz  e  FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Design thinking, cognição e educação no século XXI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.579-596. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.A001.

O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Conhecimento; Educação no Século XXI; Design Thinking.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )