SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Design thinking, cognição e educação no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RAMA, Claudio. As mudanças no mercado de trabalho de universitários na América Latina: os impulsos para início da fixação do salário mínimo profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.597-623. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.A002.

O artigo mostra a existência de uma nova dinâmica nos mercados de trabalho profissionais, na América Latina, como resultado do aumento da cobertura e da eficiência da graduação de estudantes. Ele detalha os vários impactos da graduação universitária em vários mercados profissionais. Esses impactos mostram o surgimento de uma tendência à determinação de um salário mínimo profissional. Concebe associações profissionais como atores dessa regulação do diferencial de salário, dependendo dos marcos normativos de cada país em relação a seu papel na regulação da profissão. O artigo revela uma elevada diferença entre organizações profissionais da região no que diz respeito à regulação e mostra, ao mesmo tempo, o início de políticas, em nível nacional, para a fixação de salários mínimos para universitários. Finalmente argumenta que a discussão sobre o salário mínimo profissional será um dos eixos do debate acadêmico e das políticas públicas sobre a regulamentação da universidade.

Palavras-chave : Salários Profissionais; Mercado de Trabalho; Educação Superior; América Latina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )