SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número46Os clássicos na formação docente: reflexões acerca do PNE (2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GATTI JUNIOR, Décio  e  LIMA, Geraldo Gonçalves de. Pensamento católico, difusão editorial e formação de professores no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.639-660. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS02.

O presente trabalho tem por finalidade explanar sobre as características do pensamento católico expresso na realidade educacional brasileira do século XX e sua repercussão em estratégias didáticas e pedagógicas, exclusivamente voltadas para a formação de professores, por meio de produção editorial de autores como Theobaldo Miranda Santos. Para tanto, adotou-se como estratégias investigativas a pesquisa documental, baseada principalmente em análise de manuais escolares, de legislação educacional, de documentos eclesiásticos, assim como a abordagem qualitativa e bibliográfica de autores como Almeida Filho (2008), Azzi (1994), Bomeny (2001), Cury (2010), Roballo (2007), Silva (2014) e Toledo (2001). Desta forma, a investigação, primeiramente, está estruturalmente articulada em torno dos seguintes propósitos: reflexão sobre os pressupostos doutrinais católicos, compreendidos como embasamento ideológico para a formação especificamente técnica e moral dos professores; em segundo lugar, a discussão acerca da Encíclica papal Divini Illius Magistri (Pio XI), entendida como documento eclesiástico fundamental sobre a concepção educacional da Igreja Católica, assim como a disputa ideológica entre intelectuais católicos (como Alceu Amoroso Lima) com os partidários do escolanovismo. E, finalmente, propõe-se a análise da atuação de Theobaldo Miranda Santos como exemplo de autor de manuais escolares, vinculado ao projeto editorial católico dedicado à formação de professores, junto à Companhia Editora Nacional.

Palavras-chave : Pensamento Católico; Formação de Professores; História da Educação; Theobaldo Miranda Santos; Manuais Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )