SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número46Pensamento católico, difusão editorial e formação de professores no BrasilIntelectuais sergipanos e o pensamento escolanovista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  SANTIN, Rafael Henrique. Os clássicos na formação docente: reflexões acerca do PNE (2014). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.661-681. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS3.

O artigo que apresentamos traz para o debate as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam da formação de professores analisado à luz de dois clássicos do pensamento medieval,: João de Salsbury (século XII) e Boaventura de Bagnoregio (século XIII). Não pretendemos, com isso, afirmar que os escritos desses dois pensadores da Idade Média são capazes, por si, de nos fazer entender o PNE e influenciar diretamente o encaminhamento a ser dado para a educação no presente, como se o presente pudesse ser entendido a partir dos pressupostos do passado. Todavia, uma reflexão a partir de uma experiência do passado pode nos proporcionar importantes lições para compreendermos melhor o que significa educação de excelência. Para isso, partimos dos princípios teórico-metodológicos da História Social, que assevera ser o homem no tempo o objeto próprio da história como ciência.

Palavras-chave : História da Educação Medieval; Plano Nacional de Educação; João de Salsbury; Boaventura de Bagnoregio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )