SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número46A educação rural à luz da legislação brasileira: 1927 a 1971Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

HENRIQUES, Helder Manuel Guerra. A formação de professores em Portugal: lutas, valores e reivindicações na construção da profissão docente ao longo da 1ª República Portuguesa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.723-747. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS06.

Neste texto discutimos a construção da profissão docente, em Portugal, tomando como ponto de partida a formação de professores para o ensino primário, com particular incidência no período da 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demonstrar, por meio da Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, como a profissão de professor foi se construindo a partir de um conjunto de valores incorporados por influência do Estado; e, por outro lado, assumir a importância das causas, lutas e reivindicações do grupo, ainda em processo de formação, como mecanismo de socialização e consolidação da profissão de professor ao longo do arco temporal em análise. Para o efeito, ancoramos o trabalho na História da Educação e na Sociologia das Profissões estabelecendo um diálogo entre estes dois campos científicos. O corpus documental analisado divide-se entre documentação legal e institucional e a imprensa pedagógica produzida pelos alunos-mestres. A crítica histórica foi a abordagem metodológica escolhida uma vez que permite colocar em crise as próprias fontes e interpela-las de um modo válido.

Palavras-chave : Formação; Profissão; Professor; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )