SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue46Teacher training in Portugal: fights, values and claims in the construction of the teaching profession over the 1st Portuguese RepublicExploration of the imaginary of teachers in schools: methodological notes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ORLANDO, Evelyn de Almeida  and  MOGARRO, Maria João. Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.749-769. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07.

Este artigo trata das estratégias católicas de formação docente utilizadas no Brasil e em Portugal a partir da circulação de modelos culturais e pedagógicos que contribuiu para configurar os debates e as práticas educacionais nesses dois países. Dois periódicos foram considerados como fontes privilegiadas neste trabalho: O Boletim Catequético e o Boletim Escola Portuguesa. Ambos, destinados a professores, foram analisados considerando as estratégias de produção e práticas discursivas mobilizadas por esses periódicos com o objetivo de formar um perfil de professor que conjugava em si valores e comportamentos coerentes com os projetos educacionais do Estado e da Igreja. O aporte teórico metodológico se apoiou nas representações e nas práticas discursivas desses dois boletins, considerando a circulação de saberes pedagógicos que serviram para configurar saberes inerentes à formação e à profissão docente, a partir da ótica de Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011, 2012) e Pintassilgo, Mogarro & Henriques (2010, 2012). A análise desses periódicos permitiu verificar que os projetos educacionais veiculados pelos católicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, se valeu de uma amálgama de várias fôrmas para instituir um projeto de educação eficaz em sintonia com os princípios dos regimes de cada país.

Keywords : Circulação de Modelos Culturais; Impressos; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )