SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número46A formação de professores em Portugal: lutas, valores e reivindicações na construção da profissão docente ao longo da 1ª República PortuguesaExploração do imaginário dos professores das escolas: apontamentos metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ORLANDO, Evelyn de Almeida  y  MOGARRO, Maria João. Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.749-769. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07.

Este artigo trata das estratégias católicas de formação docente utilizadas no Brasil e em Portugal a partir da circulação de modelos culturais e pedagógicos que contribuiu para configurar os debates e as práticas educacionais nesses dois países. Dois periódicos foram considerados como fontes privilegiadas neste trabalho: O Boletim Catequético e o Boletim Escola Portuguesa. Ambos, destinados a professores, foram analisados considerando as estratégias de produção e práticas discursivas mobilizadas por esses periódicos com o objetivo de formar um perfil de professor que conjugava em si valores e comportamentos coerentes com os projetos educacionais do Estado e da Igreja. O aporte teórico metodológico se apoiou nas representações e nas práticas discursivas desses dois boletins, considerando a circulação de saberes pedagógicos que serviram para configurar saberes inerentes à formação e à profissão docente, a partir da ótica de Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011, 2012) e Pintassilgo, Mogarro & Henriques (2010, 2012). A análise desses periódicos permitiu verificar que os projetos educacionais veiculados pelos católicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, se valeu de uma amálgama de várias fôrmas para instituir um projeto de educação eficaz em sintonia com os princípios dos regimes de cada país.

Palabras clave : Circulação de Modelos Culturais; Impressos; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )