SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número46Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CHARRIER, Marie-Cécile  e  BERGIER, Bertrand. Exploração do imaginário dos professores das escolas: apontamentos metodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.773-808. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.AO01.

Este artigo apresenta os fundamentos epistemológicos e metodológicos de uma pesquisa em ciências da educação, cujo objetivo é a exploração do imaginário de professores das escolas em um contexto de aprendizagem. O desenvolvimento, que se pretende compreensivo, destaca as questões de objetividade/subjetividade para satisfazer as exigências de cientificidade que não excluem seu caráter qualitativo. No quadro de uma reflexão sobre a linguagem, considerada como compromisso entre o estruturalismo e a hermenêutica, o pesquisador encontrará seus instrumentos de investigação e de análise : entrevista semi--diretiva sobre a formação inicial e continuada, Arquétipo-teste construído de 9 elementos de Yves Durand (2005), realizada após as Estruturas Antropológicas do Imaginário, de G. Durand (1992). Veremos como a análise do simbolismo dos termos de entrevista, combinada ao micro-universo definido pelo AT.9, permite definir cada sujeito como um heroi, personagem principal de uma história mítica, aquela da aprendizagem esboçada em uma outra etapa da pesquisa.

Palavras-chave : Imaginário de Professores; Epistemologia; Hermenêutica; Estruturas Antropológicas do Imaginário.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )