SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Social justice and education models: for a fair and quality school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALBUQUERQUE, Cristina Pinto. Competirá à escola gerar justiça social? teses para discussão de uma relação paradoxal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.17-35. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS01.

No presente artigo pretende-se discutir a dimensão teleológica da escola, ponderando em que medida cabe ou não a ela promover maior justiça social ou contribuir para a minimização das desigualdades socioeconômicas. Para isso serão discutidas as teses da massificação ou democratização do acesso à educação e da revalorização de competências funcionais de integração no mercado de trabalho. A tese defendida é de que não cabe à escola o ônus da efetivação de um mundo mais justo como ideal político e moral, mas cabe-lhe assegurar a capacitação dos cidadãos para, pela sua ação, constituírem-se como sujeitos críticos e promotores de mudança.

Keywords : Educação; Escola; Justiça Social; Capacitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )