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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALBUQUERQUE, Cristina Pinto. Competirá à escola gerar justiça social? teses para discussão de uma relação paradoxal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.17-35. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS01.

No presente artigo pretende-se discutir a dimensão teleológica da escola, ponderando em que medida cabe ou não a ela promover maior justiça social ou contribuir para a minimização das desigualdades socioeconômicas. Para isso serão discutidas as teses da massificação ou democratização do acesso à educação e da revalorização de competências funcionais de integração no mercado de trabalho. A tese defendida é de que não cabe à escola o ônus da efetivação de um mundo mais justo como ideal político e moral, mas cabe-lhe assegurar a capacitação dos cidadãos para, pela sua ação, constituírem-se como sujeitos críticos e promotores de mudança.

Palavras-chave : Educação; Escola; Justiça Social; Capacitação.

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