SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Is it the role of the school to generate social justice? theses for discussion of a paradoxical relationshipEducation for social justice, insurgent agents and the established crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ESTEVAO, Carlos V.. Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.37-57. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS02.

O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de educação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadramento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resultantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.

Keywords : Pluridimensionalidade da Justiça; Modelos de Educação; Qualidade Educativa; Escola Justa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )