SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Competirá à escola gerar justiça social? teses para discussão de uma relação paradoxalEducación para la justicia social, agentes insurgentes y la crisis del establecido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ESTEVAO, Carlos V.. Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.37-57. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS02.

O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de educação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadramento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resultantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.

Palabras clave : Pluridimensionalidade da Justiça; Modelos de Educação; Qualidade Educativa; Escola Justa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )