SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Justicia social y los modelos de educación: para una escuela justa y de calidadEl eLearning en las prisiones: posibilidades y limitaciones para la inclusión digital y la justicia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BONETI, Lindomar Wessler. Educação para a justiça social, agentes insurgentes e a crise do instituído. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.59-76. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS03.

Este texto tem como objetivo analisar uma problemática típica da contemporaneidade, envolvendo o universo social e, explicitamente, o escolar. Trata-se de uma tensão entre a expressão do mundo da vida, expressa pela insurgência e transgressão, e o instituído (o conjunto de regras, normas e valores). Argumenta-se que esta tensão se explica pelo distanciamento entre a epistemologia do instituído, a qual não contempla o mundo da vida, e, portanto, não atribui racionalidade à expressão da insurgência e da transgressão. Esta tensão pode se encontrar justamente no descompasso entre a expressão do ser, da emoção, do desejo, do querer, do sonho e a epistemologia do instituído. Isto é, a epistemologia do instituído continua assentado na razão moderna, a qual distancia-se do mundo da vida considerando apenas racional a obediência às regras e normas instituídas e a capacidade de evolução. Entende-se que uma educação comprometida com a justiça social não comporta desvincular da sua institucionalidade a expressão da vida no mundo real.

Palabras clave : Insurgência; Instituído; Educação; Justiça Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )