SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Educação para a justiça social, agentes insurgentes e a crise do instituídoJustiça escolar em um contexto de contradições: as representações de estudantes de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MONTEIRO, Angélica Maria Reis; MOREIRA, José António  e  LEITE, Carlinda. O eLearning em estabelecimentos prisionais: possibilidades e limites para a inclusão digital e justiça social. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.77-101. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS04.

As mudanças decorrentes do progresso tecnológico, característico da globalização deram origem a uma "nova sociedade" baseada na informação e no conhecimento, que gera, inevitavelmente, novas desigualdades educativas, mais evidentes em grupos menos favorecidos e em situação de exclusão social, como é o caso das pessoas em situação de reclusão. Este fato justifica que, em contexto prisional, para além da garantia do direito à educação, seja preciso ter em atenção a qualidade da formação no que diz respeito ao desenvolvimento de competências-chave para a participação na sociedade digital e em rede. Este artigo aborda o processo de formação num estabelecimento prisional português, com recurso ao eLearning, analisando o contributo deste procedimento para a promoção da justiça social. Neste sentido, são apresentadas as vantagens e as limitações desta modalidade de aprendizagem a partir da percepção de formandas reclusas. Os dados foram recolhidos através de um questionário e de um focus group, e foram analisados através de análise de conteúdo. Como principais resultados apontam-se, ao nível de justiça social, o aumento da oportunidade de acesso e de participação em ambientes digitais. Como vantagens da formação, as participantes expressaram, ainda, o aumento da autoestima e o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Por outro lado, a desmotivação e a dificuldade de conciliação da formação com a rotina diária foram os principais obstáculos identificados.

Palavras-chave : Educação Prisional; Elearning; Inclusão Digital; Justiça Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )