SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47El eLearning en las prisiones: posibilidades y limitaciones para la inclusión digital y la justicia socialProtestas en las calles en Brasil a partir de junio de 2013: novísimo sujeto en la escena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ENS, Romilda Teodora; EYNG, Ana Maria  y  GISI, Maria Lourdes. Justiça escolar em um contexto de contradições: as representações de estudantes de licenciatura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.103-123. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS05.

Este artigo analisa as representações sociais de estudantes de licenciaturas sobre a efetividade da justiça social na escola de educação básica. O tema é complexo e estudado num contexto caracterizado pelas tensões entre a inclusão da diversidade por um lado e a exclusão, por outro lado, produzida na extrema valorização dos índices avaliativos, previstos nas políticas educacionais. A formação e o trabalho de professores necessariamente requerem análises sobre a temática, motivo pelo qual se buscou obter as representações de estudantes de cursos de licenciatura sobre justiça e justiça na escola. Aspectos esses que foram sendo delineados por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso da técnica Delphi. Dos dados sistematizados, emergiram as categorias que são analisadas com o aporte teórico das representações sociais, Dessa forma a justiça e a injustiça se tornam forças antagônicas e em contradição no corpo das políticas educacionais que podem inviabilizar a efetivação da justiça social na educação básica. Tais contradições são perceptíveis nas representações de professores em formação, indicando a necessidade de efetivação de estratégias de redistribuição e de reconhecimento nas políticas e práticas educativas.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Justiça na Escola; Representações Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )