SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue47Protests on the streets in Brazil from June 2013: brand new subject in the sceneA class record book torn to pieces: indiscipline and risk behavior at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PESCAROLO, Joyce Kelly  and  MORAES, Pedro Rodolfo Bodê de. O declínio da autoridade docente na escola contemporânea. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.147-168. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS07.

O presente artigo tem como objetivo problematizar a questão da autoridade docente na escola atual tendo como campo de pesquisa 20 escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, sendo 9 escolas estaduais e 11 municipais. Um dos temas recorrentes relatados como um grande problema da educação na atualidade pelos profissionais da área foi a perda de autoridade na relação com o alunado. Tal fato também pode ser verificado quando consideramos a bibliografia sobre o tema. Os autores apontam que uma das principais questões da escola contemporânea, no que tange à relação professor-aluno, está relacionada com o declínio da autoridade docente. O artigo busca compreender no que consiste a autoridade, diferenciando-a do autoritarismo. Busca também problematizar as relações de autoridade na escola, bem como as bases que as constituem. O trabalho de campo foi realizado durante três anos de observação participante nas escolas escolhidas pela pesquisa, o que possibilitou o acompanhamento das rotinas institucionais de forma intensa.

Keywords : Educação; Autoridade Docente; Relação Professor-Aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )