SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47O declínio da autoridade docente na escola contemporâneaPolíticas públicas, estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROCHA, Julia Siqueira da; VALLE, Ione Ribeiro  e  SANTOS, Tiago Ribeiro. Um diário de notas rasgado em pedaços: indisciplina e condutas de risco na escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.169-186. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS08.

O artigo apresenta a descrição e a análise de uma situação escolar relativa à indisciplina. O mesmo, para tanto, faz uma análise de caso mobilizando um referencial sociológico que procura apreender a indisciplina, não somente como forma de transgressão à norma, mas como um valor que traciona condutas de riscos da parte do alunado. O contrário da apatia e do ânimo morno, as condutas de risco colocam acento sobre experiências em que os indivíduos se mostram mais dispostos a lançar o seu próprio corpo a se colocarem enfim em risco, perigo - em nome de um processo identitário constituído contra a escola, ainda que permaneçam em meio a ela. Problematiza-se também a ideia de justiça social operada pela escola quando a indisciplina pertence ao seu meio.

Palavras-chave : Escola; Adolescente; Indisciplina; Justiça Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )